Autonomia de condução da família Model S


Ao longo do tempo com a expansão da família Model S, tem vindo a ser cada vez mais relevante comparar a autonomia de uma variante com as outras, para que os clientes possam saber o que esperar e deste modo tomar a melhor decisão tendo em conta as suas necessidades. Isso pode ser um pouco difícil, pois as metodologias do teste de fundo e os padrões da EPA têm vindo a evoluir ao longo do tempo. Há também um vasto conjunto de opções de configuração para o veículo, tanto antes como após a compra, que pode afetar a autonomia. O exemplo mais importante desta configuração secundária é a selecção da roda e do pneu. A partir deste breve artigo esperamos poder ajudar na comparação de todos os carros da família Model S e dar a conhecer como as escolhas de pneus também têm impacto.

EPA 5-cycle Autonomia
Há muitas maneiras diferentes usadas para comparar gamas de veículos, mas o padrão nos Estados Unidos é a EPA uma combinação complicada que combina diferentes condições da condução.

A comparação das autonomias de todas as variantes do Model S com base na EPA 5-cycle é a seguinte:
VarianteAutonomia EPA 5-cycle 2
[km]
85D434 1
+ P85, P85, 85426
P85D407 1
60334
1 Os valores para 85D e P85D estão pendentes confirmação final do EPA com o novo software de controlo do "torque sleep" no dual motor, disponível até ao final de Janeiro de 2015.
2 Na tabela acima, todos os veículos, incluindo o P85 +, estão usando pneus 19". Veja o parágrafo abaixo sobre o desempenho dos pneus para poder compreender o seu impacto na gama.

Autonomia em velocidade cruzeiro
Outra comparação de autonomia é a Autonomia em velocidade cruzeiro de uma variante do Model S para outra. Se você estiver a viajar estes valores poderão tornar-se muito úteis.
VarianteAutonomia a 104 Km/h 1
[km]
Autonomia a 120 Km/h 1
[km]
85D 2475401
+ P85, P85, 85459389
P85D 2459386
60346295
1 Todos os veículos na tabela acima estão a usar pneus 19 ".
2 Usando o novo software de controlo do "torque sleep" ou em português "descanso do binário" no dual motor disponível no final de Janeiro de 2015.

A aerodinâmica afeta todos os veículos em movimento (gasolina ou elétricos) deste modo existe uma redução da eficiência e da autonomia em velocidades mais elevadas. Este efeito é maior em velocidades mais altas uma vez que a força de atrito do vento no veículo aumenta para o quadrado da velocidade.

Apesar disto, é nas auto estradas que entra o benefício exlusivo dos carros com dois motores (dual motor), que é poder desligar o binário dos motores quando não este não for necessário. Algo muito parecido com um computador moderno que também entra no modo de suspensão quando não usamos o teclado, o dual motor do Model S vai desligar rapidamente o torque ou binário do motor quando este não for necessário e despertá-lo de imediato quando o acelerador for pressionado. Apesar disso o motor continua a girar enquanto "dorme", assim torna a reactivação do torque mais rápida. Este sistema acaba por ser muito superior ao arranque lento e desajeitado do motor em veículos híbridos start and stop.

O download da atualização de software "torque sleep" ou "descanso do binário" será feito para a frota automóvel do dual motor até ao final de Janeiro de 2015 e irá melhorar substancialmente a autonomia dos veículos dual motor em cerca de 10%.

Desempenho dos pneus e das rodas
Com os pneus e as rodas há algumas compensações físicas entre a manipulação, tração e eficiência. Num nível mais intuitivo, o pneu vai tornar-se mais pegajoso curvando e acelerando melhor, mas também têm modestamente uma  resistência superior ao rolamento. Os clientes podem tomar decisões sobre os pneus e as rodas de forma independente em todas as variantes do Model S,  é claro que essas decisões muitas vezes também irão mudar ao longo da vida do carro (pneus de verão vs. pneus de Inverno, por exemplo.)

A roda e o pneu Cyclone de 19 " que a Tesla oferece na maioria dos seus veículos, é a melhor configuração para quem quer obter eficiência e rentabilidade. A roda / pneu de 21" melhorará o rendimento e substancialmente também o desempenho na movimentação do veículo e na sua dinâmica. Os pneus de desempenho 21 " são normalmente uma selecionados para as variantes de maior desempenho(P85, P85D e anteriormente P85 +) uma vez que muitos destes clientes orientados para o desempenho quer o melhor tratamento possível. Há, porém, uma redução cerca de 3% na EPA 5-ciclo range (em comparação com os valores apresentados na tabela acima) para a seleção dos pneus de desempenho de 21 ", para qualquer uma das variantes do modelo S. Para os clientes que se preocupam mais com o manuseio e a performance de condução esta é uma troca que achamos que vale a pena. Para os clientes que estão mais focados na autonomia, eficiência e melhores valores, as rodas de 19 " podem ser configuradas para qualquer variante do modelo S de forma a atingir os valores na tabela de EPA acima.

De forma a entender um pouco melhor temos um exemplo de cálculo, se um Model S 85 standard com pneus de 19 " com 425 Km de autonomia alterar para pneus de 21",  a autonomia seria logo reduzida em ~ 3%  para cerca de 414 Km. Este é autonomia que a maioria dos clientes da configuração P85 + experenciaram uma vez que quase todas essas variantes são configuradas com pneus de 21 ".

Também é importante notar que todos os pneus novos tem uma ruptura no período dos primeiros ~ 1600 Km, onde a eficiência total do veículo é reduzida até 5%. Isso pode surpreender (negativamente) os novos proprietários ou clientes que apenas mudaram os seus pneus, mas volta rapidamente ao normal.

Autonomia vs. velocidade

Há naturalmente uma sensibilidade forte para que a autonomia esteja relacionada com base na velocidade do veículo, e a melhor maneira de veresta situação, é na verdade,  um gráfico que relaciona a autonomia em função da velocidade de condução.




E se olharmos ainda mais em detalhe para as diferenças apenas entre as variantes da bateria 85kWh você pode ver a interessante complexidade na forma como o dual motor opera. Em algumas velocidades do P85D é mais eficiente do que o 85 e o equivalente a 85D. Por outro lado, em velocidades mais altas, o 85D e o 85 são um pouco mais eficiente, e com maior alcance do que o P85D.

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