História da Tesla


Tesla Old Logo




A Tesla Motors foi fundada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning, que financiou a empresa até à Série A rodada de financiamento.Ambos desempenharam papeis átivos na empresa antes do envolvimento de Elon Musk.Foi Musk que liderou a Série A rodada de investimento, juntando-se assim em Fevereiro de 2004 ao Conselho de Administração da Tesla como seu presidente.O principal objetivo da Tesla era comercializar veículos elétricos, começando desta forma por um carro desportivo premium destinado aos seus primeiros utilizadores, e em seguida, passar o mais rapidamente possível para veículos mais tradicionais, como por exemplo sedans e compactos acessíveis.

Musk teve um papel ativo dentro da empresa, onde supervisionou toda a concepção dos produtos Roadster a um nível detalhado, porém não estava profundamente envolvido nas operações do dia-a-dia. Eberhard reconheceu que Musk foi a pessoa que mais insistiu desde o início num corpo em fibra de carbono e quem tem vindo a liderar o projeto em todas as suas componentes que vão desde o módulo da eletrônica de potência aos os faróis entre outros como por exemplo o design. Para além de todas as suas funções diárias, Musk foi o investidor controlador na Tesla no primeiro financiamento, financiando assim em grande maioria a Série A de investimento com um capital de US $ 7,5 milhões a partir de fundos pessoais.Até hoje Elon Musk já liderou vários investimentos com valores bastante avultados, nos quais também se destacam nomes como,  Sergey Brin e Larry Page, co-fundadores da Google, e Jeff Skoll, ex. presidente do eBay. Desde o início, Musk sempre defendeu que o objectivo estratégico da Tesla a longo prazo era criar veículos elétricos para um mercado de massas de forma a tornarem-se mais acessíveis. Desde que começou Elon Musk recebeu o Global Green product design award 2006 pelo seu projeto do Tesla Roadster, apresentado por Mikhail Gorbachev , tendo também recebido em 2007 o Index Design Award pela concepção do Tesla Roadster.


Em dezembro de 2007, Ze'ev Drori tornou-se CEO e presidente. Em janeiro de 2008, Tesla despediu várias pessoas chave que estiveram envolvidas desde o início, isto depois de uma avaliação de desempenho feita pelo novo CEO. De acordo com Musk, a Tesla foi forçada a reduzir a mão de obra na empresa em cerca de 10% de forma a baixar a sua taxa de queimadura, que estava fora de controlo em 2007. A quinta ronda de investimento em fevereiro de 2008 acrescentou mais US $ 40 milhões. Musk havia contribuído US $ 70 milhões do seu próprio dinheiro para a empresa por esta altura. Em outubro de 2008, Musk conseguiu Drori como CEO tornando-se vice-presidente, mas, acabou por deixar a empresa em dezembro. Em janeiro de 2009, Tesla tinha levantado US $ 187 milhões e entregues 147 carros. Em 19 de maio de 2009, a Germany's Daimler AG, fabricante da Mercedes-Benz, adquiriu uma participação de menos de 10% da Tesla para uns anunciados US $ 50 milhões. Em julho de 2009, a Daimler anunciou que a Abu Dhabi 's Aabar Investments comprou 40% da participação da Daimler na Tesla.

Em junho de 2009 a Tesla foi aprovada para receber US $ 465000000 em empréstimos com juros a partir do Departamento de Energia dos Estados Unidos . Parte do financiamento dos 8 milhões dólares do Advanced Technology Vehicles Manufacturing Loan Program , suporta a engenharia e a produção do Model S, bem como o desenvolvimento de tecnologia do powertrain comercial.

A empresa anunciou no início de agosto de 2009, que tinha alcançado a rentabilidade da empresa em geral para o mês de Julho de 2009. A empresa disse que ganhou cerca de US $ 1 milhão , com uma receita de US $ 20 milhões .A rentabilidade surgiu principalmente do aumento da margem bruta no 2010 Roadster, a segunda interação do premiado carro desportivo da Tesla. A Tesla, que como todas as construtoras regista receitsa quando os produtos são entregues, tendo registado um recorde de  109 veículos entegues em julho e relatou um surto de novas compras do Roadster. Em setembro de 2009, Tesla anunciou um finenciamento de US 82,5 milhões dólares, para acelerar a expansão do retalho da Tesla. Onde participou a Daimler, de forma a manter a participação no capital do seu investimento inicial.

Tesla Motors assinou um contrato de produção em 11 de julho de 2005, com o Grupo Lotus para produzir "Planadores". O contrato correu até março de 2011, mas as duas montadoras prolongaram o acordo para manter o Roadster elétrico em produção até dezembro de 2011, com um número mínimo de 2.400 unidades. Em junho de 2010, foi relatado que a Tesla vendeu um total de US $ 12200000 de créditos dos veículos de emissões zero para outras construtoras, incluindo a Honda, até 31 de março, 2010.


O segundo carro da Tesla é lançado em 2012 com o nome "Model S", um sedan de luxo.
Em outubro de 2014, tanto Daimler e Toyota venderam suas participações de ações da Tesla.
Já em 2015, depois de muitos adiamentos da sua produção a Tesla espera finalmente começar a produzir o Model X. 

Comentários

Publicações Populares

Preços do Tesla Model X - janeiro 2017

Preços do Tesla Model S - abril 2017