Efeito Model 3

Já lá vão quatro dias desde que o novo Model 3 foi revelado e só vendo os números obtidos é que percebemos a recepção entusiasmada por parte do público, tanto antes como depois de verem o carro.
Ainda antes do início do evento de revelação do Model 3 quinta feira passada, 31 de março, os  consumidores já se amontoavam em filas nas lojas da Tesla em todo mundo para comprar um carro que nunca tinham visto, nem em fotos. Porém mais de 100.000 pessoas já haviam reservado antes do evento começar.

Já no final do evento antes de deixar o palco de apresentação do Model 3, o CEO da Tesla, Elon Musk, informou que naquele momento as reservas ultrapassavam as 135.000 unidades, o equivalente 5.7 mil milhões de dólares em vendas, considerando uma média de valor de 42 mil por carro.

Na noite de sábado, dois dias após a apresentação, o volume de reservas já tinha chegado a uns incríveis 276 mil, um valor do outro mundo, se pensarmos que o novo modelo só começará a ser no final de 2017 e muitos só o vão ter em 2018.

Fazendo as contas, temos uma receita imediata para a Tesla na ordem dos 276 milhões de dólares. Sem ter feito qualquer tipo de entregar. E ainda uma receita potencial de qualquer coisa como 11,5 mil milhões de dólares (são muitos milhões).

No entanto, com este sucesso a Tesla terá que rever os seus planos de produção de forma corresponder tamanho interesse, segundo o CEO da empresa. Isto poderá muito bem ser o início do fim da era do petróleo.

Comentários

  1. Encomendas para lançar a produção em grande escala para obter um preço baixo, já tem (perto de 300 mil), agora só se se "esbarrarem" em algum falha na produção ou algum fornecedor os deixar mal. Espero sinceramente que não. O hype à volta deste momento está a gerar muito interesse nos carros eléctricos em geral (Bolt, Ampera, i3, Leaf, etc.).

    ResponderEliminar
  2. Espero que este Case study faça os maiores construtores referem os seus planos para o futuro

    ResponderEliminar
  3. Espero que este Case study faça os maiores construtores referem os seus planos para o futuro

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Se fosse hoje quanto custaria este carro em Portugal já com incentivos?

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. O preço base nos EUA são 35 mil dólares, sem incentivos federais. Com incentivos e dependendo dos estados, pode baixar até aos 25 mil dólares (cerca de 22 mil euros!). Aqui em Portugal, aos 35 mil dólares de PVP, temos de juntar pelo menos o IVA (23%). Isto assumindo otimisticamente que os carros elétricos vão continuar a estar isentos de taxas de ISV e IUC. Neste caso o total a pagar (sem extras) perfaz cerca de 45 mil euros. Mas como estamos em Portugal, não vejo este carro custar menos de 50 mil euros (o que daria para comprar 2 nos EUA com incentivos). Ou seja, de carro para as massas, em Portugal este carro é para um nicho restrito com alto poder de compra.

      Enquanto os governos em Portugal não anularem o IVA ou o diminuírem para 6%, o mercado dos carros elétricos vai continuar a ser incipiente por muitos anos…

      Eliminar

Enviar um comentário

Publicações Populares

Ofertas de emprego da Tesla em Portugal - Atualização

Preços do Tesla Model X - janeiro 2017