Teste do Modo de Defesa a Bioweapon

A poluição do ar tem um impacto significativo e generalizado na saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem mais de três milhões de pessoas devido a este problema. Isso é mais que o dobro do número de pessoas que morrem em acidentes de rodoviários num ano.

A saúde e a segurança são importantes para Tesla. Da mesma forma que os Model S e o Model X foram feitos para evitar colisões e proteger os seus ocupantes quando estes acontecerem, a Tesla sente-se também obrigada a protegê-los contra um perigo estatisticamente mais relevante, a poluição do ar. Inspirado pelos sistemas de filtragem de ar utilizados em hospitais, o HEPA foi desenvolvido de forma a ser capaz de extrair do ar exterior,  pólen, bactérias e poluição antes de entrarem na cabine. O resultado final é um sistema de filtragem centenas de vezes mais eficiente do que os filtros automotivos padrão, capaz de fornecer ao motorista e seus passageiros a melhor qualidade de ar possível na cabine.

O sistema de filtragem de ar está preparado para ambientes reais como a auto-estrada da Califórnia durante uma hora de ponta, pântanos fedorentos, aterros e pastagens. A Tesla queria garantir que o filtro captura-se todo o tipo de gases poluentes, bem como bactérias, vírus, pólen e mofo.

Então decidiram dar um passo adiante e testar o sistema tal como se estivesse na estrada, mas num ambiente onde fosse possível controlar com precisão e acompanhar atentamente as condições atmosféricas. O Model X foi colocado numa grande bolha contaminada com níveis extremos de poluição (1000 μ g / m 3 de PM2.5 vs. limite do índice de "boa" qualidade do ar da EPA, de 12 μ g / m 3 ). De seguida, fecha-se as portas Falcon e ativa-se o modo de Defesa a Bioweapon.

O gráfico abaixo mostra a evolução posterior dos níveis de poluição no interior do veículo e dentro da bolha. Em menos de dois minutos, o sistema de filtragem HEPA tinha limpado o ar dentro do Model X, reduzindo os níveis de poluição de uns extremamente perigosos 1,000 μ g / m 3 para níveis quase indetectáveis pelos os instrumentos utilizados.
Para além de limpar completamente o ar da cabine, o filtro nos minutos que se seguiram, também começou a limpar o ar fora do carro, reduzindo os níveis de PM2,5 em 40%. Por outras palavras, o Modo de Defesa a Bioweapon não é apenas marketing, é real. Assim durante um passeio ou uma viagem o seu Model S ou Model X estará a melhorar o ar por onde passa.


Comentários

Publicações Populares

Preços do Tesla Model X - janeiro 2017

Ofertas de emprego da Tesla em Portugal - Atualização