Elon Musk revela o seu Tesla Master Plan Part 2

Tal como prometeu na semana passada, Elon Musk revelou a segunda parte do seu Master Plan, quase uma década depois (2 de Agosto, 2006) de lançar a primeiro parte da missão da Tesla num post incrível no blog intitulado "The Secret Tesla Motors Master Plan (just between you and me)".

A segunda parte foi intitulada de " Master Plan, Parte Deux 'e poderá lêr o post na íntegra aqui.

No post Elon Musk salienta quatro pontos.

- Integrar a geração de energia com o armazenamento, criando um produto com paneis solar e baterias. Produto que irá usufruir da possível aquisição da SolarCity.

- Expandir, de forma a cobrir todas as formas de mobilidade terrestre, esta é possivelmente a parte mais interessante. No post Elon Musk fala da importância  do Model S e do Model X, no entanto estes representam dois segmentos pequenos e será o Model 3 um SUV compacto e um novo tipo de pickup,  a contribuir em grande escala para um futuro sustentável.

Para além disso, há ainda dois tipos de veículos necessários, camiões pesados e transporte urbano de passageiros de alta densidade. Ambos deverão ser apresentados no ano que vem. A Tesla acredita que o Semi (camião) vai conseguir reduzir drasticamente o preço do transporte de cargas, para além de aumentar a segurança durante a condução.

Com o aparecimento dos sistemas de condução autónoma, será uma questão de tempo até diminuir-se o tamanho dos autocarros e começar a substituir os motoristas. O que terá um impacto muito positivo na forma como os transportes funcionam.

-Autonomia, o sistema da Tesla está cada vez melhor e com o hardware instalado em todos os veículos da marca,cada vez mais Km são feitos com o Autopilot ligado. No entanto ainda deve demorar algum tempo até este ser validado pelos órgãos reguladores. A Tesla pensa que para obter a aprovação regulamentar a nível mundial será necessário chegar-se aos 10 mil milhões de Km feitos com o Autopilot, sendo que hoje fazem-se  5 milhões de Km por dia.

-Partilha, quando a verdadeira condução autónoma for aprovada pelos órgãos reguladores, os condutores de um Tesla poderão chamar o carro a partir de qualquer lugar. Podendo o condutor dormir ou ler durante a viagem.

Da mesma forma o condutor poderá também adicionar o seu veículo à frota partilhada, tocando apenas num botão da app da Tesla. Permitindo gerar alguma receita extra quando estiver de férias ou a trabalhar, reduzindo também o custo de ter um Tesla. Sendo que em média um carro só utilizado entra 5% a 10 % do dia.

Nas cidades onde a procura exceder a oferta de carros a Tesla irá operar a sua própria frota, garantindo que pode chamar um carro esteja onde estiver.

Em suma a Tesla nos próximos anos irá criar incríveis telhados solares com o armazenamento em baterias integradas. Expandir a linha veículos eléctricos de forma a chegar todos os principais segmentos. Desenvolver um sistema de auto-condução que é 10X mais seguro do que o manual. E ainda irá oferecer aos seus clientes a capacidade de fazer dinheiro quando não estiverem a usa-lo.

Comentários

Publicações Populares

Preços do Tesla Model X - janeiro 2017

Ofertas de emprego da Tesla em Portugal - Atualização